domingo, 8 de abril de 2012

Já não se faz SEMANA SANTA como antigamente...

Sabado de aleluia....quado criança era o melhor dia da semana santa,na época nem sabia que o coelho era da pascoa e que trazia ovo de chocolate.
Semana santa os adultos jejuavam,só comia carne até a quarta,na quinta fazia todo o serviço da casa e até o bacalhau da sexta ficava prontinho.
Na sexta era dia de oração,pedir perdão e descansar muito,nada podia ser feito,pq era pecado trabalhar,a noite a procissão do SENHOR morto,com velas acesas andávamos por todas as ruas do bairro cantando hinos religiosos,e voltava pra casa com a certeza que nossos pecados tinham sido perdoados.
E ao acordar no sábado de aleluia a alegria era imensa e a euforia grande ao separar roupas velhas guardadas para serem usadas para fazer o judas.
Que felicidade montar o boneco,amarra-lo no poste e ao meio dia ,malhar o traidor,ve-lo queimar até ficar apenas as cinzas e assim sentir vingado pelo sofrimento que ele tinha feito JESUS passar.
Quanta SAUDADE estou sentindo daqueles momentos que tinha esquecido,e nessa hora até tenho vontade de chamar meus netos e fazer um judas par malhar ao meio dia.
Se conseguir ajuda volta aqui e conto a emoção de voltar aos bons anos da minha infancia,onde pascóa não tinha chocolate..mas a diversão era garantida,onde a união com o proximo nos fazia ter risadas coletivas,os sorrisos eram compartilhados e curtidos ao vivo no coração e na alma.

Um comentário:

Marjory A. Barbosa disse...

Oi Edi, recebi seu link no face e claro corri pra visitar, seu cantinho é lindo.Beijos
Venha conhecer o meu:
http://marjoryartes.blogspot.com