sexta-feira, 2 de outubro de 2009

♥♥AJUDANDO ao PROXIMO, AJUDAMOS a NÓS MESMOS.♥♥..

rocurar manter-se sempre jovem, bem disposto, com boa saúde e o mais distante possível de sentimentos negativos, como o desânimo, a depressão. É o que todos queremos, né! Hoje, a ciência médica, aliada à 'sabedoria do bem viver', nos mostram orientações, alternativas e dicas; que, se bem as seguirmos, estaremos próximos da qualidade de vida que desejamos. Um desses caminhos é o voluntariado. Ser útil, ser solidário.
 
O ato de 'sentir' as necessidades do outro nos traz muitos benefícios também. Tornarmo-nos, em primeiro lugar, úteis e sentir-se assim é fundamental pra nossa auto-estima, para nossa auto-confiança. E quando ajudamos aos outros, nos comprovam hoje estudos científicos. somos auxiliados a encontrar um sentido de vida, sentimo-nos mais úteis, consequentemente, mais felizes, logo, com mais jovialidade, mais saúde.

"O voluntariado dá às pessoas a sensação de controle sobre suas vidas de novo.", afirma o psicólogo, Dr. Fred Penzel. Quando doamos parte de nosso tempo ao voluntariado compreendemos como somos realmente úteis além, é claro, de estarmos realmente ajudando à pessoas que necessitam muito. Este processo causa uma ressonância muito positiva em nossa vida, em nossa saúde.

DANDO UM SENTIDO 

"Quando me aposentei, após anos de trabalho e rotina, senti uma tristeza grande, um desânimo. Não era para ser assim. Ficava insatisfeita, vivia reclamando de dores e males que não encontravam eco nos vários exames médicos que eu fazia. Aí, por sugestão de uma amiga, procurei uma instituição social, séria, e verifiquei a possibilidade de candidatar-me como voluntária. Me encontrei! Realizo um trabalho com crianças, reencontrei de fato um sentido de vida e me sinto muito mais saudável", conta-nos Rita de Cássis, professora aposentada.

Por esse depoimento, vemos o quanto o ato de ajudar, verdadeiramente e de coração, aos outros ajuda-nos a nós mesmos, em nossa vida, em nossa saúde. Compreendendo que somos necessários ao outro, dinamizamos nosso ser, melhoramos nossa auto-estima; ser solidário contribui ainda para o afastamento de processos depressivos, como nos ressalta o psiquiatra Dr. Clancy D. McKenzie : "Quando perguntamos a alguém com depressão: 'Preciso de sua ajuda. Você pode fazer isso por mim?' Rapidamente a pessoa a quem você pediu ajuda se sente importante. Isso a faz se sentir muito melhor."

OLHAR AO NOSSO REDOR

O mundo de hoje faz com que muitas vezes nos concentremos por demais em nossos problemas. Não que não os tenhamos. Temos até muitos, é natural. Todos temos nossos problemas e devemos sempre trabalhar por equacioná-los da melhor forma. Mas não podemos nunca é tornarmo-nos insensíveis ao outro, em suas necessidades. Certamente, se dermos uma olhada bem aguçada, próximo a nós mesmos, veremos pessoas com problemas e necessidades muito maiores e bem mais sérias que as nossas.

Para nortear nossa pesquisa sobre voluntariado, para termos uma melhor idéia, podemos entrar no site da Associação Brasileira de Organizações Não-governamentais. As instituições são separadas por regiões, área de atuação, público alvo. O site é o www.abong.org.br

O importante é a solidariedade. Fica-nos então a reflexão e o convite. Quem sabe a visitinha àquela instituição social, muitas vezes perto de nós mesmos, que estamos sempre adiando, não pode ser um belo 'encontro'... Conosco mesmo e com as necessidades reais de muitos necessitados. E que daí possa eclodir uma bela energia?!! Certamente, existem por aí muitas instituições sérias e confiáveis, muitos idosos, crianças, necessitados, talvez à espera de nós, do nosso interesse, do nosso auxílio.

E a verdade é que, hoje comprovado pela ciência médica, ao ajudarmos, espontaneamente, de coração e com firmeza, na verdade somos nós os mais 'ajudados'. Vale lembrar ainda que ser útil é recomendado para todas as idades e não possui contra-indicação alguma. Pensemos nisso!

Felipe Jannuzzi
Jornalista
felipe.jannuzzi@ig.com.br   

Um comentário:

Alberto M. de Oliveira (Betochurch) disse...

Olá Edi.
Estou visitando novamente seu blog, e aproveitei para aumentar o número de seus seguidores.
Um abraço.
Deus lhe abençoe.
Alberto